O que fazer em Orlando – dicas para sua primeira visita à cidade

Rate this post

Orlando é um dos principais destinos turísticos do mundo, que recebe milhões de turistas atualmente. A cidade é um das preferidas dos brasileiros para passar férias no exterior e apesar de algumas vezes ser taxado como um destino para crianças, há atrações para pessoas de todas as idades, basta estar disposto a viver novas experiências.

Fazer compras, comer em restaurantes legais e conhecer uma nova cultura são algumas das opções por lá, mas o que faz sucesso mesmo em Orlando é a diversão: não é à toa que o lugar é conhecido como a capital mundial da diversão.

Para entender porque Orlando parece uma cidade mágica, basta ir a um de seus vários parques temáticos, onde você passará o dia subindo e descendo nos trilhos das montanhas russas, tirando fotos com personagens que parecem ter saído de filmes e brincando em atrações tão bem feitas que você nem imaginava que existiam. Os sorrisos de orelha a orelha e o clima de alegria contagia. É um lugar onde a fantasia das crianças ganha vida e onde os adultos se tornam crianças outra vez. Um lugar onde todo mundo tem direito de brincar, sem se prender a limites de idade.

A história da cidade começou a ganhar destaque com quando Walt Disney comprou em segredo um grande espaço de terra na região de Orlando para expandir o êxito da Disneyland (Califórnia). O primeiro parque a ser construído foi o Magic Kingdom, parte do Walt Disney World, que na verdade está localizado em Lake Buena Vista. Ao longo dos anos outras empresas se instalaram na área e novos parques foram construídos; hoje em dia são vários parques diferentes, com atrações diversas e focos completamente distintos.

Abaixo você confere as principais atividades a fazer em Orlando, tanto dentro dos parques como fora deles.

Curtir os parques temáticos

Todo o frenesi dos parques de Orlando se iniciou com a Disney, que atualmente tem quatro parques temáticos, dois aquáticos e um indoor. São eles: Magic Kingdom, Animal Kingdom, Epcot, Hollywood Studios, Typhoon Lagoon, Blizzard Beach e Disney Quest. A Disney ainda tem dois complexos de entretenimento – Downtown Disney e Disney Boardwalk -, boas opções para a noite.

A Universal tem dois parques temáticos e um aquático: Universal Studios, Islands of Adventure e Wet ‘n Wild. Localizado entre os dois parques temáticos da Universal está o CityWalk, que é um local com bares, restaurantes e clubs, alternativa indicada para a noite. O Sea World, voltado para a temática animal, tem o Sea World Orlando, o Aquatica, o Discovery Cove e, ainda, Busch Gardens e Adventure Island – os dois últimos ficam em Tampa, a cerca de 120 km de Orlando.


Para as crianças, há ainda o Legoland, um parque da Lego cheio de atividades; e, para aqueles que se interessam pelo espaço, visitar o Kennedy Space Center é uma oportunidade única e imperdível – o local não é um parque e sim um centro da NASA (a agência espacial americana) e tem uma área muito bacana aberta ao público.

Como são muitos os parques para visitar na cidade, é natural ter dúvida sobre qual deles vale mais a pena conhecer. O ideal é reservar ao menos um dia para conhecer cada parque, visitando mais de um parque no mesmo dia você acabará vendo tudo pela metade e não aproveitará muito bem. Abaixo você confere uma breve descrição de cada um dos parques, que facilitará a montar sua programação.

Parques Temáticos – Os parques temáticos são os parques de diversões que tanto fazem sucesso. São parques com atrações muito variadas, várias delas ligadas a personagens famosos. Neles você encontrará brinquedos de velocidade, brinquedos  que levam as pessoas para o alto, montanhas-russas, carrinhos que circulam por cenários, brinquedos que andam na água, simuladores, área de playground e muito mais.

Os parques da Disney são considerados mais voltados ao público infantil, mas não há um adulto com coração jovem que não se deixe encantar pelo mundo mágico da Disney. Se você viaja com crianças, certamente são parques imperdíveis, em especial o Magic Kingdom, que é o principal parque de Orlando.

Os parques da Universal tem um caráter mais adulto, mas não perdem seu foco infantil também. Os parques do Sea World não têm essa ligação forte com personagens de filmes, ele tem muita ligação com o mundo animal e montanhas-russas maravilhosas. Confira abaixo os parques temáticos de Orlando e adjacências!

Disney

Magic Kingdom – principal parque da Disney e do mundo. É imperdível, especialmente para crianças, pois é dedicado aos famosos personagens dos contos de fadas criados pela Disney. É aqui que fica o famoso Castelo da Cinderela e onde acontece o Wishes, um show noturno com fogos de artifício. Algumas das atrações desse parque são Splash Mountain e Space Mountain, além da Mad Tea Party, atrações clássica em que as canecas gigantes ficam girando.


Animal Kingdom
 – é voltado para a natureza; embora não seja o parque que tem mais atrações, é o maior parque em área física da Disney. Nele você poderá ver animais e colocar um pé na África e na Ásia, sem deixar a América. No AK você pode fazer um safári e assistir espetáculos musicais como o do Rei Leão e Procurando Nemo. O símbolo do Animal Kingdom é a árvore da vida, que não é meramente alegórica. Nos pés da árvores está a atração It’s Tough to be a Bug, com personagens do filme Vida de Inseto.

Epcot – é um parque diversificado. Ele tem uma área futurista, com atrações que fazem a fantasia se aproximar bastante da realidade, e uma área dividida em pavilhões, em que cada um representa a arquitetura, culinária e cultura de um país. O Epcot é o parque onde você pode voar sobre os céus da Califórnia, almoçar na Inglaterra, tomar uma cerveja na Alemanha, pegar uma sobremesa na França e depois pilotar um carro personalizado. Ótimo parque para adultos.

Hollywood Studios – sua aparência foi inspirada nos cenários dos filmes de Hollywood. É um parque intimamente ligado à história de Walt Disney e do cinema. Aqui você poderá conhecer um pouco do cinema americano e da história de Disney e seu império. Se você gosta de sentir aquele friozinho na barriga, não perca uma ida à Torre do Terror, uma das atrações clássicas da Disney!

 

Universal Orlando

Islands of Adventure – abriga áreas dedicadas ao Jurassic Park e atrações da Marvel, além de Hogsmeade e Hogwarts, que fazem parte do “Mundo Mágico de Harry Potter” (inaugurado em 2010). As áreas do Harry Potter fazem um tremendo sucesso em Orlando e com a expansão finalizada em 2014 há um trem, The Hogwarts Express, que liga o Islands of Adventure ao Universal Studios. É um parque versátil e grande, com muitas opções para crianças e adultos.

 

Universal Studios – aqui você se sente em meio a estúdios de filmes, o parque tem um cenário belíssimo. No Universal Studios estão atrações ligadas aos Simpsons, Transformers, Shrek e Minions (Meu Malvado Favorito), A Múmia e o novo Diagon Alley, que faz parte do “Mundo Mágico de Harry Potter” e foi inaugurado em 2014. Não perca os simuladores dos Simpsons e Transformers!

Sea World

Sea World – é um parque muito ligado aos animais marítimos. Nele você poderá ver peixes, tubarões, tartarugas, pinguins e shows com golfinhos, leões-marinhos e baleias-orcas que pesam toneladas. Além do lado voltado aos animais, que encantam muitas crianças, é um parque com três montanhas-russas sensacionais – uma delas, a Manta, imita os movimentos de uma arraia.

Busch Gardens – tem atrações ligadas a animais, brinquedos que molham, mas é, principalmente, um parque para quem curte montanhas-russas. Adultos que gostam de adrenalina não devem deixar de visitar o Busch Gardens, que fica a cerca de 120 km de Orlando. Não perca uma voltinha na SheiKra e na Cheetah Hunt.

 

Legoland – um parque da Lego, com vários personagens gigantes feitos em Lego e até cidades montadas com peças de Legos. É um parque com atrações voltadas para o público infantil, mas que deixa adultos maravilhados com as esculturas. É um ótimo parque para adultos brincarem com as crianças. Anexo ao parque fica o Legoland Water Park, um parque aquático pequeno, com poucas opções de brinquedos, mas muito legal para se refrescar com os pequenos no calor. A Legoland Florida está a cerca de 70 km de Orlando.

Relaxar nos parques aquáticos

Os parques aquáticos fazem muito menos sucesso do que os parques temáticos, é verdade, mas eles são uma maneira excelente de relaxar e fazer um programa mais tranquilo em Orlando. Visitar os parques temáticos diariamente é cansativo, porque eles são grandes e exigem que façamos muitas caminhadas. Para amenizar o cansaço dos parques temáticos, você pode incluir no meio do roteiro um dia de parque aquático e assim ter um dia mais relax. Eles são ótimos para quando o calor da Flórida marca presença.

Typhoon Lagoon – tem aqueles brinquedos tradicionais de um parque aquático e mais um pouco. Ele tem uma piscina que produz ondas gigantes, diversos tobogãs e uma área para fazer mergulho com peixes.

Blizzard Beach – é o parque aquático da Disney “na neve”. Para chegar aos tobogãs, em vez de subir em escadas, você tem a opção se usar um teleférico, como acontece em estações de esqui.

Aquatica – tem atrações variadas, capazes de agradar adultos e crianças. Nele você encontra piscinas com correnteza, playground infantil, tobogãs para brincar em família e até um tobogã que passa dentro de uma piscina com golfinhos. É um parque bom para quem quer relaxar e com muitos atrativos.

 

Discovery Cove – é o parque mais exclusivo de Orlando. É pequeno e nunca fica lotado, porque seu número de visitantes diário é limitado; além disso, é all inclusive (tem bebidas e refeições incluídas no valor da entrada). O parque é indicado, principalmente, para quem tem vontade de nadar e interagir com golfinhos, que são as grandes estrelas.

Wet’n Wild – presente em diversas cidades do mundo, ele é um parque aquático para quem gosta de aventura e adrenalina. Tem diversos tobogãs velozes, que são ideais para quem não tem medo de altura ou velocidade.

Adventure Island – parque aquático em Tampa, que fica perto do Busch Gardens. Acaba sendo um lugar fora de mão para quem se hospeda em Orlando, pois na cidade há vários parques aquáticos legais.

Visitar o Kennedy Space Center

O KSC, ou Kennedy Space Center, não é um parque temático e sim o principal centro de lançamento de foguetes da NASA, a Agência Espacial Americana. No local é possível ver foguetes que foram lançados ao espaço, assistir a filmes 3D, aprender sobre o espaço, fazer um passeio guiado pela propriedade da NASA e até encontrar astronautas. O KSC fica no Cabo Canaveral, a cerca de 85 km de Orlando e para quem se interessa de verdade pelo assunto, vale até visitá-lo em dois dias, pois em um único dia é difícil conseguir fazer tudo que o centro oferece.

 

Fazer uma refeição com personagem

Já pensou em almoçar com o Mickey ou jantar na companhia das princesas da Disney? Isso também é possível em Orlando e indispensável se você viaja com crianças. As refeições com personagens são oferecidas em diversos restaurantes, principalmente na Disney, e em diferentes horários. Os personagens vão passando de mesa em mesa durante a refeição, param para tirar fotos com as famílias e dar autógrafos aos pequenos que colecionam assinaturas. A reação das crianças ao verem personalidades que admiram é encantadora e certamente um incentivo para comer melhor.

Cada um dos restaurantes têm pré-estabelecida a sua programação e os personagens que irão estar presentes durante as refeições. Na Disney, as reservas para os restaurantes abrem com 180 dias de antecedência e, acreditem, nos locais mais cobiçados as reservas se esgotam rapidamente. Entre os restaurantes populares para fazer uma refeição com um personagem da Disney estão o Chef Mickey’s e o Cinderella’s Royal Table (restaurante dentro do castelo da Cinderela).

Fazer compras

Fazer compra é um ótimo programa com o guia rumo a Orlando, principalmente para os brasileiros que não perdem a chance de economizar. A maioria das pessoas que visita a cidade tem como foco os passeios nos parques e um parque temático é atividade para um dia inteiro, então, recomendamos reservar ao menos um ou dois dias apenas para fazer compras. Tanto os shoppings tradicionais como os outlet são opções excelentes para realizar compras. Assim como Miami, Orlando encabeça a lista de cidades que os brasileiros procuram nos Estados Unidos para encontrar boas ofertas e muita, inclusive, prefere Orlando a Miami na hora de realizar suas compras porque os centros comerciais costumam ser mais vazios.

O lugar que você não deve deixar de visitar para fazer compras em Orlando são os Premium Outlets. Na verdade há dois Premium Outlets em Orlando, um deles na I-Divre, perto da Universal, e outro na Vineland Ave., próximo ao Sea World. Ambos ficam a céu aberto e têm lojas de ótimas marcas. A diferença entre eles é o número que lojas que possuem – o Premium Outlet da Vineland Ave. tem cerca de 160 lojas e o da I-Drive cerca de 180 – e o fato do Premium Outlet da I-Drive ser ligeiramente mais cheio do que o Premium da Vineland Ave. Na dúvida de qual ir, consulte as lojas de ambos e então decida qual vale mais a pena visitar.

 

Além dos outlets, Orlando tem ótimos shoppings. Os shoppings não têm aqueles preços tão baixos quanto dos outlets, mas neles também é possível encontrar ótimos preços, principalmente quando as lojas estão em promoção. Um shopping moderno e com algumas das marcas mais luxuosas do mundo é o Mall at Millenia. O mall é bonito e para quem quer encontrar produtos recém-lançados ou de coleções atuais, é o lugar certo. Outro shopping que vale a visita é o Florida Mall, que tem várias lojas âncoras e bons preços. Para fazer compras com tranquilidade e encontrar lojas mais vazias, sugerimos ir ao Altamonte Mall, que fica um pouco fora do roteiro turístico tradicional de quem visita Orlando e por isso é mais vazio e consequentemente mais fácil para fazer compras.

Orlando tem diversas lojas de redes que fazem sucesso nos Estados Unidos. Para produtos variados, visite o Walmart e Target. Para comprar eletrônicos, vá à Best Buy e se quiser conhecer lojas de departamento em que você pode encontrar um pouco de tudo no mesmo lugar, não deixe de ir à Macy’s e Sears.

Dica: Não guarde suas compras no carro enquanto passeia pelos shoppings porque os furtos são cada vez mais frequentes. Compre uma mala de rodinhas e carregue suas sacolas na mala.

Passear na International Drive

A International Drive, ou simplesmente I-Drive, é uma via de Orlando muito famosa, a cerca de 18 km do centro da cidade. Ela tem vários restaurantes, bares e lojas, além disso possui inúmeros hotéis, alguns com preços muito atrativos. É um ótimo local para se hospedar devido a sua localização centralizada e fácil acesso aos pontos turísticos e parques da cidade. Na I-Drive você encontrará o Premium Outlet, O Ice Bar Orlando (bar feito todo com gelo), o WonderWorks e restaurantes como Red Bobster e Olive Garden.

Visitar Downtown Orlando

Tudo bem, essa não é a primeira opção dos turistas que visitam Orlando, mas para quem vai passar bastante tempo na cidade e tem vontade de fazer um programa diferente, conhecer o centro financeiro da cidade pode ser uma opção legal. Em Downtown fica o Lake Eola, um lago cercado por um parque arborizado, que contrasta com os arranha-céus espelhados. No Lake Eola você pode aproveitar para fazer um passeio ao ar livre ou andar de pedalinho. Downtown tem um ônibus turístico gratuito que você pode utilizar para conhecer os pontos de interesse da cidade, como o Orange County Regional History Center, um museu que conta a história de Orlando e sua região.

 

Aproveitar a vida noturna

Pode parecer uma dica incomum, mas a vida noturna de Orlando é muito bacana. A maioria das pessoas que visita a cidade acaba por não conhecer essa sua faceta, afinal, é natural bater um cansaço no final do dia, depois de brincar nos parques temáticos. Orlando pode até parecer pacata, mas se você conhecer Downtown em uma sexta-feira à noite, irá mudar de ideia. Ruas como Church St, Orange St, Wall St, Pine St e Central Blvd ficam lotadas nos fins de semana e têm bares, pubs e restaurantes uns próximos aos outros. Para quem gosta de vida noturna, é um lugar para incluir na programação.

Na I-Drive também há opções legais para curtir a noite. Se você quer fazer algo diferente, vá ao IceBar, um bar todo construído com gelo, e se quiser curtir um bar animado e ouvir um som, vá ao Señor Frogs, franquia mexicana bem popular em Cancún e outros destinos do Caribe. Se você prefere ouvir um jazz, vá ao B.B. King!

 

Assistir a um jogo da NBA

Em Downtown Orlando está o Amway Center, um estádio que é a casa do Orlando Magic, time de basquete que participa da NBA, a liga de basquete profissional dos norte-americana. Assistir a um jogo da NBA é um programa muito legal, que anima mesmo aqueles que não são fãs do esporte. A torcida é muito animada e a organização dos estádios é exemplar. Vale a pena acompanhar a programação do Amway Center para saber se durante sua viagem haverá alguma partida em Orlando. Confira a programação do time de Orlando no site do Orlando Magic.

 

Passeio de Airboat pelos Everglades

Alternativa para quem quer fazer algo além de visitar os parques de Orlando, um passeio de airboat permite conhecer um pouco da natureza da Flórida. Os Everglades ocupam uma enorme área do Estado americano e são formados lagos de água doce, lagos de água salgada, áreas pantanosas e têm presença de animais como águias e milhares de jacarés, símbolo da Flórida. O airboat funciona com hélice, o que torna o passeio bastante barulhento e ao mesmo tempo peculiar, pois o barco pode navegar muito próximo da vegetação dos lagos e assim ver os a poucos metros de distância jacarés em seu habitat natural. Para curtir um dia tranquilo e fazer um passeio pouco convencional, essa é uma ótima ideia.

 

Dicas rápidas: 
– Quanto tempo ficar em Orlando: Veja quais são os parques que mais lhe interessam visitar e reserve um dia para cada parque. Se quiser fazer compras, acrescente ao menos mais um dia inteiro para a atividade.
– Que transporte usar: alugue um carro, dessa maneira será bem mais fácil se locomover. Se estiver hospedado dentro dos complexos dos parques, como os hotéis da Disney e Universal, há ônibus que fazem o transporte entre hotéis e parques.
– Procure chegar cedo aos parques para encontrar menos fila nas atrações. Alguns brinquedos têm filas enormes o dia inteiro, mas em outros as filas tendem no fim do dia, por isso vá monitorando os horários de menos fila nas atrações e visite-os quando o horário de espera for menor.
– Ao visitar os parques, use roupas e calçados confortáveis porque ao longo do dia você fará muitas caminhadas. Tênis é a melhor pedida!